quinta-feira, 2 de julho de 2015

GAMES: Análise - Freedom Wars

GAMES

PS VITA


FREEDOM WARS




Produtora: Sony Computer Entertainment e Dimps
Ano de lançamento: 2014
Plataforma: PS Vita
Gênero: Ação/RPG
Idioma: textos e legendas em inglês + dublagens das vozes em japonês
Mídia: cartão PS Vita e mídia digital (PSN) 

Jogadores: 1 a 8 (online) 





      Enquanto o PS Vita não recebe nenhum jogo da série Monster Hunter (Monster Hunter Frontier G não conta...), o portátil recebeu vários jogos similares, como o Soul Sacrifice, o Toukiden e o God Eater 2. E em 2014 chegou mais um concorrente: Freedom Wars, produzido pela Sony, com parceria da Dimps (que colaborou com a Capcom para a produção de Street Fighter IV e Street Fighter X Tekken) e da Shift (que fez parceria com a Namco para a produção de God Eater 2).
      Diferente dos outros jogos do gênero, este game não se passa em épocas medievais, mas sim, num futuro pós-apocalíptico. A história se passa no ano 102014, num mundo devastado pela poluição e com a escassez dos recursos naturais. No meio dessa situação, as cidades do mundo entram em conflito, e se dividem em comunidades denominadas Panopticons, para lutarem pela própria sobrevivência e pela preservação desses recursos tão raros.
     O(a) seu/sua personagem, denominado “sinner” (pecador), nasce dentro de uma dessas comunidades (determinada pelo jogador), e já cumpre uma sentença dentro da base de sua Panopticon, que funciona como uma penitenciária. Seu objetivo principal é reduzir essa sentença cumprindo as tarefas que são designadas para você e sua equipe, até conseguir zerar a sentença e conquistar a liberdade.  
     Mas lembre-se que dentro das Panopticons haverão muitas regras a serem respeitadas, obrigando o jogador a utilizar seus pontos constantemente para adquirir novas licenças, através da opção "claim entitlements" (reivindicar direitos). E se violar alguma regra (caso não adquira a licença), seu personagem será punido com o aumento da sentença. 
      O game tem a opção para equipar e customizar seus itens e armamentos, para deixá-los mais poderosos e eficientes contra os inimigos. E oferece uma grande variedade de armamentos, incluindo uma metralhadora que lembra aquela do Exterminador do Futuro.
      Cada personagem (sinner) é acompanhado de um accessory, uma espécie de androide que serve para ajudá-lo durante as missões, mas também está presente para vigiá-lo(a). Além disso, você terá que interagir com outros sinners para formar sua equipe e concluir as missões.
      No início, o game segue uma história, em 7 etapas, com tarefas bem variadas, como eliminar os Abductors (enormes criaturas mecânicas), resgatar cidadãos, enfrentar membros de outras Panopticons e passar por missões furtivas a la Metal Gear.  E no final de cada fase terá que encarar pelo menos um chefe.
      As batalhas contra os Abductors exigem um pouco de paciência, pois as suas barras de energia são enormes. Dependendo do tipo de Abductor, você terá que elaborar estratégias diferentes, e muitas vezes terá que enfrentar vários deles ao mesmo tempo. Mas se conseguir transformá-lo(s) em sucata, você poderá extrair as peças para customizar suas armas.
     Outro equipamento usado pelo(a) personagem é um acessório chamado Thorn (espinho), que funciona como um gancho que serve para alcançar lugares mais altos, mais ou menos como em Bionic Commando, e também pode ser útil contra os Abductors, possibilitando novas estratégias de combate. Há três tipos de thorns com propriedades diferentes: uma que serve para criar armadilhas, uma para gerar um campo de cura e outra para criar barreiras. 




     O modo de customização é bem complexo, e você pode personalizar o(a) personagem com variados tipos de cabelos, rostos, dublagens da voz (em japonês), acessórios e até colar adesivos, podendo criar desde um cara estiloso ou até mesmo uma garota bem “engraçadinha”. Ao cumprir cada fase, você receberá a opção para destravar novas roupas e acessórios. Só para ter uma ideia, tem jogadores na Internet que usaram essas ferramentas de customização para criarem suas versões do Super Mário, do Ash (Pokémon), da Samus (Metroid) e até mesmo do Coronel Sanders (o fundador do KFC), assim como aconteceu em Soul Calibur III no Playstation 2. Sendo assim, é só usar a sua criatividade, e divirta-se criando o Rap Sheet (ficha criminal) de seu/sua personagem.
      O grande destaque do game são os gráficos, principalmente pelo design dos personagens no estilo anime, que ficaram bem coloridos e divertidos, lembrando muito o estilo de God Eater 2 (seria bom se Tales of Hearts R tivesse um gráfico assim...), e os cenários também foram bem trabalhados, dando o clima de uma guerra futurista. O som se destaca mais pela dublagem dos personagens do que pela trilha sonora, pois as músicas são boas, mas não tem nada de especial.
      A jogabilidade segue alguns conceitos básicos de Monster Hunter, mas mescla com alguns elementos de jogos como Metal Gear e Parasite Eve 3rd Birthday, principalmente pelo fato dos personagens utilizarem armamentos militares durante os combates. Alguns jogadores podem ficar um pouco incomodados com a câmera, mas esta pode ser controlada usando o segundo direcional analógico.
      O grande problema do game é o nível de dificuldade muito elevado, principalmente depois da 5ª fase, onde realmente começa a ficar bem complicado. Quem passou (ou ainda está tentando passar) da 7ª fase sabe muito bem do tamanho do problema. E para piorar, os(as) accessories não ajudam muito durante os combates e caem nas emboscadas dos inimigos com muita facilidade. 
     Para encerrar, o game também conta com o modo multiplayer local (Ad Hoc) ou On-line, com a possibilidade de recrutar até 4 jogadores para a missão no modo cooperativo, facilitando um pouco o trabalho e deixando a brincadeira mais divertida. Há também um modo de duelo (Versus), que aceita até 8 jogadores, numa batalha entre 2 times com 4 integrantes, aumentando ainda mais a diversão. 


For the Greater Good...


      Freedom Wars é recomendável para quem curte o gênero ou para quem curte games com gráficos no estilo anime/mangá, caso o alto nível de dificuldade não seja um grande problema.
      Com ótimo visual, muita ação e carisma, este é um dos maiores concorrentes de Monster Hunter (dentro do gênero “RPG de caça”), e um dos melhores games de Ação e RPG para o PS Vita, assim como os excelentes Persona 4 Golden e Muramasa Rebirth. Sendo assim, não esqueça de juntar a galera para as divertidas partidas multiplayer, e aproveite para mandar os Abductors para o ferro-velho!


Prós:
  • a qualidade dos gráficos e o divertido design dos personagens (no estilo anime);
  • várias opções de customização;
  • os variados tipos de missões;
  • grande variedade de armamentos, com possiblidade de fazer upgrades;
  • textos em inglês com dublagens em japonês (ideal para fãs de animes);
  • os divertidos modos multiplayer (local e on-line);

Contras:
  • o alto nível de dificuldade pode irritar alguns jogadores;
  • o excesso de regras dentro das Panopticons;
  • a tela de toque é pouco utilizada;
  • os(as) Accessories não são muito espertos(as) durante as batalhas...


Nota: 8,7 - ótimo






ALGUMAS DICAS:
  • Antes de definir a missão, não esqueça de verificar seus itens e armamentos e escalar sua equipe;
  • Quando enfrentar 2 ou mais Abductors, mantenha o foco no mais perigoso, e só ataque os outros caso você se sinta encurralado. Quando derrotar o "pior", pode partir para o outro (mais fácil). Dependendo da missão, terá que deter soldados inimigos ou máquinas voadoras que podem aparecer para te atrapalhar;
  • Seu Accessory foi capturado? Não se desespere! Solicite uma missão de resgate em "Request Special Operations", e escolha a missão em "Special Operations". Durante a missão, concentre-se apenas no Abductor que está com o seu Accessory;
  • Na fase 7-5, procure chegar com os armamentos no nível 7 (ou superior), para seu personagem e para seus companheiros, equipando com itens para recarga de munições, os itens de primeiros socorros, e a Flash Grenade. Peça para seu Accessory dar cobertura para você. Para derrotar o Abductor desta fase (o 3º chefe da fase 7), destrua os três geradores do escudo no centro e depois destrua as caixas do Abductor que sustentam os chains (criaturas que se parecem com correntes), procurando destruir o máximo que puder. Quando o Abductor despertar os chains, use a Flash Grenade ou tente detê-los, pois eles atrapalham bastante, e depois volte a se concentrar em destruir as caixas para que os chains não sejam despertados novamente. Use o thorn contra o chão quando o Abductor começar a rodopiar, para não ser puxado para o ponto onde ele vai cair para te esmagar, e desvie das ondas de energia. E quando todas as caixas forem destruídas, é só abrir fogo contra a parte central do Abductor; 


18 comentários:

  1. Bom dia Roberto, tudo bem?
    Por gentileza, você poderia me dizer se é possível jogar o Freedom Wars sozinho (single player). E se isso for possível, se consegue-se finalizar o jogo. Você acha que ele é do mesmo estilo do Soul Sacrifice Delta? Pois achei o SS muito difícil e não consegui termina-lo. Caso o Freedom Wars for do mesmo tipo de dificuldade, talvez também não o compre.
    Muito obrigado desde já.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, td bem. Sim, é possivel jogar sozinho (off-line), mas o jogo fica bem mais difícil, pois os personagens controlados pelo computador e os assistentes (acessories) não ajudam muito. O modo de história do jogo termina na 7a. fase, mas depois você terá que continuar jogando para concluir o objetivo, que é zerar a sentença.
      Para mim ele está mais para o estilo do God Eater (que foi desenvolvido pelo mesmo estúdio, a Shift) do que o SS, principalmente pelo visual estilo mangá/anime e o visual das fases, mas o jogo é bem difícil e você terá que saber customizar os armamentos para torná-lo um pouco mais fácil.

      Excluir
  2. Olá Roberto, muito obrigado pela resposta e explicações.
    Então irei compra-lo sim, pois achei bastante interessante. Talvez eu me frustre um pouco dada a dificuldade. Mas farei o máximo para terminar. Só vou aguardar mais um pouco para ver se ele entra em alguma promoção pela PSN (no ano passado chegaram a fazer uma promoção relâmpago, mas eu acabei não comprando na época porque tinha acabado de comprar o Vita e comecei pelos jogos que estava interessado na época).
    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro detalhe importante é uma coisa que pode incomodar um pouco no começo, que é o excesso de regras dentro da base da Panopticon (que funciona como uma penitenciária), onde você não pode se distanciar muito de seu assistente, conversar com determinadas pessoas ou adquirir certos itens, por exemplo. Mas isso pode ser resolvido usando os pontos que você ganha nos combates para "comprar" seus direitos (na opção "claim entitlements"), deixando o seu personagem mais livre fora dos combates e não correr mais o risco de sofrer punições. Além disso, nesta opção você poderá habilitar as roupas novas assim quando termina cada fase.
      Tirando a dificuldade e o excesso de regras, eu achei este jogo bem bacana, principalmente pelo gráfico. Este jogo já apareceu várias vezes em promoções da PSN, e sendo um jogo lançado pela própria Sony, poderá entrar em promoção novamente várias vezes.
      E desejo Boa Sorte quando você conseguir comprar o jogo.

      E como eu falei do God Eater, a Namco já confirmou o lançamento do God Eater 2 Rage Burst e do God Eater Resurrection (como já falei, são do mesmo estúdio que desenvolveu este jogo) ainda para este ano. Estes podem ser mais duas opções interessantes para quem gosta dos jogos do gênero.

      Excluir
  3. Boa tarde Roberto,
    Muito obrigado pela consideração e detalhes nas suas explicações. Como ainda não tenho muita experiência no Vita e seus entornos, todas essas dicas e comentários seus me ajudam muito. Quanto à PSN, estou aguardando e torcendo para que eles o coloquem novamente em promoção, pois estou decidido em tê-lo após seus comentários. Tenho outros na lista que ainda não adquiri e também estou esperando (Resistance Burning Skies, Killzone Liberation, The Walking Dead 2, Dungeon Hunters e Toukiden Kiwami). O God Eater eu ainda não conheço, mas agora fiquei interessado pelo fato da indicação está vindo de você. Vou dar uma olhada no YouTube para ver do que se trata, mas provavelmente já vou coloca-lo na minha lista.
    Roberto, obrigado mais uma vez pela sua atenção.
    Um bom final de semana.
    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Caro Roberto, bom dia. Tudo bem?
    Apenas para lhe avisar que colocaram hoje o Freedom Wars em promoção na PSN! Acabei de compra-lo à R$ 25,00!!! Um ótimo preço. Bem que você falou que eles logo fariam a promoção.
    Em breve começarei a jogá-lo. Você têm alguma sugestão antes? (tipo, setup, configuração, armas, dificuldade).
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tudo bem.
      Fiquei sabendo da promoção temporária. Boa oportunidade.
      Quando começar a jogar, primeiro vc terá que comprar alguns direitos (com os pontos do jogo, é claro), ideal para te deixar mais livre no jogo e para liberar a possibilidade de upgrades (atualizações) de seus armamentos e de seus companheiros. Algumas opções aparecerão assim quando cumprir algumas missões.
      No caso deste jogo recomendo você priorizar em evoluir seu personagem (e seus armamentos) e seus companheiros (veja no próprio game quais serão os personagens que vão te agradar mais), e não precisa ter pressa para passar as fases, pois você pode jogar as fases concluídas quantas vezes quiser. Pode ficar repetitivo, mas é melhor do que passar dores de cabeça quando encarar os chefes de cada fase. Só encare o chefe da fase quando achar que o personagem (e o armamento) estiver preparado para o desafio.
      Quanto ao tipo de armamento, vai depender muito do seu estilo de jogo, se você gosta de usar armas de fogo ou armas brancas (como espadas, por exemplo), lembrando que vc pode equipar 2 armas por partida.

      Excluir
  5. Oi Roberto,
    Obrigado mais uma vez pelos comentários e dicas. Comecei o jogo neste final de semana e estou gostando bastante. Tenho que admitir que é bastante complexo e sai um pouco do tipo linear de alguns outros jogos. Ainda estou me confundindo bastante principalmente nas instruções que acontecem dentro daquela sala com acessory mas creio que mais um pouco já estarei mais familiarizado. Estou no CODE 2 no momento.

    ResponderExcluir
  6. Caro Roberto, bom dia....
    Cheguei na fase 5, fase Liquidations e está realmente bem difícil. Tentei 2 vezes, mas não consegui passa-la. Estou na terceira e parece que agora vai.
    Se você puder me ajudar com duas dúvidas: 1) como eu faço para usar o kit de primeiros socorros? 2)Como eu lanço as granadas?
    Desde já, muito obrigado.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir desta fase o jogo começa a ficar bem difícil. Para isso terá que fabricar armamentos pesados (na opção facility management), e não esqueça de fazer upgrades. Na mesma opção você também pode fabricar os kits de primeiros socorros e granadas. Na àrea das instalações, recomendo criar duas para armamentos (weapons facility), 2 para medicamentos e munições (medical facility) e 2 para habilidades extras (augmentation facility) e 1 para explosivos (munitions facility). Com isso você aproveita bem o espaço disponível e não precisa pagar pelas malditas DLCs só para aumentar o espaço. Não esqueça de pedir para evoluir os armamentos de seus companheiros (Claim Entitlements/Comrade Loadout), pelo menos aqueles(as) que te ajudaram mais, e de chegar na 7ª fase com armamentos no nível 7 (no mínimo), senão será quase impossível passar dela.
      Para usar o kit de socorros e a granada, equipe eles em Loadout e em Combat Itens e coloque os primeiros socorros em 1 slot e a granada em outro. Para usá-los em combate, selecione o item desejado (no caso, o kit ou a granada) com o direcional (normal) e aperte "O" para usar o item. Vale tanto para usar o kit de socorros como para atirar a granada.

      Excluir
  7. Oi Roberto,
    Obrigado mais uma vez pelas explicações e detalhes. Colocarei o kit e a granada como você orienta. Consegui chegar na fase 6 (fase Liquidations), mas mais uma vez estou apanhando para passar. Meu grande problema agora é que o tempo acaba e não estou conseguindo matar o último (aliás, nem tenho certeza se realmente é o último) abductor da fase. Vou seguir sua orientação de fabricar os armamentos pesados.
    Muito obrigado mais uma vez.
    Carlos

    ResponderExcluir
  8. em tempo: Roberto, fiz alguma besteira ao fazer o upgrade do armamento, e agora sumiram várias armas. Você imagina o que eu possa ter feito de errado? Tem como eu desfazer ou recuperar todas as armas que eu tinha antes?
    Obrigado desde já.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você usou alguma arma para modificar outra em "Modify Weapons". Esta opção é útil quando você quer incluir elementos presentes em outra arma nos armamentos que você quer modificar (por exemplo, incluir elementos de fogo, ou o elemento Will'O, que facilita a aquisição das peças dos inimigos).
      Se for este o caso, não há como recuperar e vc terá que fabricar uma outra igual, voltando ao nível 1, e provavelmente terá que voltar às missões anteriores para pegar as peças novamente. Chegando no nível 5 da sua arma, você poderá alterar a cor dela se você tiver as peças de alguns chefes, como o tigre da 2a. fase, por exemplo. Neste caso se transforma em outra arma mais poderosa, mas ela volta ao nível 1, apesar de ser mais forte. por exemplo: a metralhadora EZ Katze Lv.5 (cor preta) pode se transformar na EZ Katze Kralle I Lv.1 (cor azul). Lembre-se que há um troféu do jogo que exige que consiga elevar um armamento até o nível 10.
      Por segurança, use apenas as opções Manufacture Weapons (para recriar a arma perdida) e Upgrade Weapons, para aumentar o nível, por enquanto. Volte para as missões para resgatar cidadãos para poder acelerar o processo de evolução através da opção "Request Citizen Support".
      Cuidado para não selecionar a opção "Disassemble", que desativa a instalação.
      Falta pouco para chegar no chefe da fase (a fase 6 tem um chefe). Não esqueça de cumprir as missões extras, onde você pode obter materiais importantes para aumentar o poder de suas armas.

      E só para adiantar um pouco, na fase 7 terá que encarar 3 chefes seguidos.

      Excluir
    2. Olá Roberto,
      Obrigado.
      Vou ser sincero com você: estou tentando criar coragem para começar novamente do zero. Não que eu não tenha paciência, mas apesar de talvez ser mais rápido devido à prática adquirida, de qualquer modo levará um certo tempo. Vou lhe contar um segredo: até hoje só não terminei 2 jogos: Soul Sacrifice Delta e agora o Freedom Wars.

      Excluir
    3. Como eu falei, o jogo é bem difícil, principalmente para os jogadores mais solitários. Para quem joga on-line, fica um pouco mais fácil se tiver sorte de encontrar companheiros mais experientes, já que o jogo aceita jogadores do mundo inteiro, e as jogadas on-line também são válidas para avançar no modo de história. O outro desafio do game é saber administrar seu arsenal, e isso ás vezes exige muita paciência.
      Também achei que você tentou passar as fases um pouco rápido demais, mas talvez não seja necessário recomeçar, já que você pode revisitar as fases que passou quantas vezes quiser, e com elas você poderá coletar materiais necessários para criar as armas ideais e se preparar melhor para encarar os desafios finais. Tente também as fases extras "Showdown", onde você encara apenas um abductor por missão, e serve como se fosse um tipo de treinamento para os combates. Se na sua casa tiver uma boa conexão, você pode tentar o modo on-line também. Mas não precisa ter pressa para chegar no final, pois a verdadeira meta deste jogo é zerar a sentença.
      Ultimamente tenho jogado o Toukiden Kiwami, e achei ele bem mais fácil (apesar de ser bem parecido com Monster Hunter), só que é mais longo. Não esqueça que o Vita tem o Resident Evil Revelations 2 (caso você curta a série), que também tem dificuldade mais moderada. E ainda estou esperando pelo Odin Sphere e o God Eater Resurrection (remake de God Eater Burst), que devem sair no meio deste ano.

      Excluir
  9. Verdade Roberto, você tem razão. Eu fui muito apressado, só pensando em avançar no jogo para provar que estava dominando, mas caí do cavalo. E você sempre disse para ter calma e paciência. Acho que desta vez eu aprendí a lição. Só fico chateado comigo mesmo pela frustração que estou ocasionada por mim mesmo, por ser afobado. Mas servirá de lição.
    Quanto ao Toukiden Kiwami, quase eu o comprei (fisicamente) no ano passado pois o WalMart estava com uma promoção e estava saindo por cerca de R$ 70,00. Só desisti porque eu tinha acabado de me dar mal no Soul Sacrifice (chegou numa fase que não conseguia avançar de forma alguma) e pensei que era do mesmo estilo. O God Eater eu nunca tinha ouvido falar até você ter comentado alguns dias atrás. Ficarei atento para quando lançarem, apesar de sentir que ainda preciso evoluir muito minhas habilidades nesses tipos de jogos. Eu estava mais acostumado com jogos lineares (ex.: God of War, Uncharted, Killzone etc...)e que para jogodares do seu nível devem ser fáceis e às vezes até meio sem graça. Atualmente estou jogando o Batman Blackgate. Estou gostando bastante.
    Ah, e quanto ao Resident Evil, eu nunca joguei nenhum da série. Logo quando o lançaram eu fiquei interessado, mas devido aos comentários (disseram que tinha que ficar procurando muitos objetos e indo e vindo pelas mesmas fases várias vezes) fiquei um pouco com o pé atrás. Mas vou seguir seu conselho e ficar atento para assim que tiver uma promoção, adquirí-lo (atualmente ele está cerca de R$ 60,00 na PSN. Não é muito, mas colocando na ponta do lápis todos os jogos que já comprei, já está dando um montante expressivo. Então estou sendo mais cauteloso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Mas nem tudo está perdido, com a possibilidade de revisitar as fases concluídas, vc ainda pode se fortalecer no jogo.
      Mas a lógica da paciência (para evoluir bem os personagens antes das grandes batalhas, deixando-os mais fortes) vale também para a maioria dos jogos de RPGs como os jogos da série Final Fantasy (o Vita tem o FF X) e até para o excelente Gravity Rush, onde o jogador deverá evoluir a heroína do jogo da mesma forma para não ter problemas com os chefes.
      Caso queira adquirir o Resident Evil Revelations 2, não esqueça de baixar a atualização 1.04 (é gratuíta), que corrige os bugs (espécie de defeitos apresentados pelos jogos) e melhora um pouco o desempenho do jogo. Fique atento com as promoções e boa sorte com o novo jogo (o Batman Blackgate).

      Excluir
  10. Roberto, muito obrigado mais uma vez pelas sugestões e dicas. E principalmente por compartilhar seu conhecimento, o qual percebemos que é bastante rico e vasto. Tenho que admitir que, apesar de eu gostar muito de games e talvez ter até um razoável conhecimento, não chego nem a metade do seu, por isso preciso me conter e não sair empolgado querendo adquirir esses RPGs que você sugeriu. Pois justo nos 2 únicos que tive até agora (Soul Sacrifice e Freedom Wars), tive os piores desempenhos e frustrações. Eu entendo que os RPGs sejam um tipo de gênero, mas me parece que eles estão num patamar de dificuldade e complexidade acima dos convencionais. Ou seja, seria tipo um nível seguinte para se jogar.
    Eu sou da geração que começou com os antigos Games & Watch (Nintendo) e o velho Atari. Depois fiquei muito tempo sem jogar (cerca de uns 25 anos) e voltei com o PSP e agora o Vita, já com meus 40 anos. Então não sei se isso também dificulta um pouco na minha habilidade (risos). Mas como gosto muito e estou me divertindo demais, não desisto não. Só que admito também que hoje em dia já não sou detentor de muita paciência e tempo necessários para evoluir. Por isso é triste dizer, mas já estou meio conformado que talvez chegar no final (ou próximo) do Freedom Wars ou outro RPG, seja apenas um sonho que dificilmente possa vir a se realizar. Mas como lhe disse, não fico triste não pois já estou bastante contente até onde cheguei e com a diversão que estou tendo.

    ResponderExcluir