GAMES: RETRO REVIEW
Publicado em: 10/01/2015
Atualizado em: 22/11/2016
Este post abre a nova seção Retro Review, que relembra jogos
clássicos. Os primeiros games a serem relembrados são os 4 games da série
Street Fighter para o Super Nintendo, que foram os responsáveis pelas filas de
jogadores nas locadoras. Bons tempos...
OS JOGOS DE STREET FIGHTER PARA SUPER NES
SNES WiiU 3DS
O Super
Nintendo recebeu 4 jogos da série Street Fighter: o clássico Street Fighter II, Street Fighter
II Turbo (com a versão Champion Edition inclusa), Super Street Fighter II e Street
Fighter Alpha 2. Se você é da época dos 16 bits, estes, com certeza,
fizeram a sua infância (ou a adolescência). Todos estes já estão disponíveis na loja virtual americana da Nintendo para o WiiU (Virtual Console).
E para o Virtual Console do New Nintendo 3DS, já estão disponíveis as versões digitais de Street Fighter II Turbo, Super Street Fighter II e de Street Fighter Alpha 2.
E para o Virtual Console do New Nintendo 3DS, já estão disponíveis as versões digitais de Street Fighter II Turbo, Super Street Fighter II e de Street Fighter Alpha 2.
1) STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR (1992):
SNES WiiU
Fabricante: Capcom
Ano de lançamento: 1991 (arcade),1992 (SNES)
Mídia: cartucho 16 MB (SNES) ou mídia digital (WiiU)
Fabricante: Capcom
Ano de lançamento: 1991 (arcade),1992 (SNES)
Mídia: cartucho 16 MB (SNES) ou mídia digital (WiiU)
Fenômeno da geração dos 16 bits,
Street Fighter II criou todo o conceito de jogo de luta seguido em suas
continuações, upgrades (atualizações), e também nos jogos concorrentes. O game foi sucesso absoluto de público e
crítica. Com 8 lutadores carismáticos (como os famosos Ryu, o Ken, o Blanka e a
Chun-li...) à disposição do jogador e
jogabilidade inovadora para a época, Street Fighter II foi um fenômeno cultural
dos anos 90.
A versão para Super NES trouxe
praticamente quase todo o conteúdo básico da versão arcade, com todos os
personagens e seus respectivos cenários e finais (um pouco modificados nesta
versão). Este foi o primeiro jogo a
introduzir o modo Versus, feito exclusivamente para disputas entre 2 jogadores,
e responsável por deixarem as pessoas horas e horas na frente da TV.
O jogo pecou um pouco apenas nas
músicas e as vozes ficaram meio estranhas (comparando com a versão do Arcade),
mas são detalhes insignificantes diante da diversão que o jogo proporciona.
Apesar de não ser uma conversão perfeita, Street Fighter II: The World Warrior é um clássico eterno!
PRÓS:
- Gráficos e jogabilidade inovadores (para a época);
- Personagens incônicos e carismáticos;
- Quase todo o conteúdo do Arcade (que fez Street Fighter II virar um clássico) bem preservado nesta versão;
CONTRAS:
- Trilha sonora mediana;
- Ausência da tela de abertura do Arcade;
- Qualidade das vozes;
Nota: 8,0 – ótimo*
Habilitar a segunda cor dos
personagens:
Quando aparecer o logo da CAPCOM, aperte rapidamente baixo, R, cima, L, Y e B
(+ X e A na versão japonesa). Na seleção, escolha o lutador com o botão START. Além de habilitar a segunda cor, o código também permite jogar partidas entre lutadores iguais (Ryu VS. Ryu, Ken VS. Ken...).
(+ X e A na versão japonesa). Na seleção, escolha o lutador com o botão START. Além de habilitar a segunda cor, o código também permite jogar partidas entre lutadores iguais (Ryu VS. Ryu, Ken VS. Ken...).
2) STREET FIGHTER II TURBO: HYPER FIGHTING (1993):
SNES WiiU 3DS
Fabricante: Capcom
Ano de lançamento: 1992 (arcade),1993 (SNES)
Mídia: cartucho 20 MB (SNES) ou mídia digital (WiiU e 3DS)
Fabricante: Capcom
Ano de lançamento: 1992 (arcade),1993 (SNES)
Mídia: cartucho 20 MB (SNES) ou mídia digital (WiiU e 3DS)
Depois do sucesso
de Street Fighter II: The World Warrior, a CAPCOM lançou a primeira atualização
de seu clássico, a versão Champion Edition, na qual permitia jogar com os
chefes (Balrog, Vega, Sagat e M.Bison) e realizar lutas entre 2 personagens
iguais (Ryu VS Ryu, Chun-li VS Chun-li,...), e fez mais sucesso que a versão original. Logo depois, foi lançada a
versão Turbo, que adicionava novos golpes para alguns lutadores e acelerou a
velocidade do game.
O Super NES
recebeu logo de cara a versão Turbo, que já contém todos os ajustes feitos na versão do Arcade, com os chefes
liberados, as lutas entre 2 lutadores iguais, os golpes novos e as opções para
escolher a velocidade do jogo. O game também oferece a versão Champion Edition
como opção extra.
O gráfico não
mudou muito em relação a versão anterior, alterando apenas as cores dos
cenários. O quesito que melhorou de verdade foi a qualidade das vozes, que
ficaram mais parecidas com as do Arcade.
As músicas tiveram uma leve melhora, mas neste ponto perde para a versão
do Mega Drive, que tinha uma trilha sonora muito mais fiel.
Street Fighter
II Turbo entrega ao jogador tudo o que os jogadores esperavam, especialmente
pelos chefes jogáveis, e as falhas da versão anterior corrigidas. Para os fãs,
é mais que obrigatório!
PRÓS:
- Possibilidade de jogar com os chefes;
- Jogabilidade, trilha sonora e qualidade das vozes melhoradas;
- Possibilidade de escolher a versão Champion Edition;
- As telas especiais dos finais jogando em níveis de dificuldade mais avançados;
CONTRAS:
- Não tem o modo Group Battle, presente na versão para Mega Drive;
- Ausência da tela de abertura do Arcade, também presente na versão do Mega Drive;
Nota: 8,5 – ótimo*
DICAS:
- Turbo 10 estrelas: Quando o logo da CAPCOM desaparecer (e antes da letra "TURBO" aparecer), usando o controle 2, aperte rapidamente baixo, R, cima, L, Y e B (+ X e A na versão japonesa).
- Lutar sem golpes especiais: Depois da mensagem "Licensed by Nintendo" (ou a tela do copyright na versão japonesa), aperte rapidamente baixo, R, cima, L, Y e B (+ X e A na versão japonesa). Esta dica também pode ser feita no VS. Mode, digitando o mesmo código (no controle 2) na tela de seleção de fases.
3) SUPER STREET FIGHTER II: THE NEW CHALLENGERS (1994):
SNES WiiU 3DS
Fabricante: Capcom
Ano de lançamento: 1993 (arcade),1994 (SNES)
Mídia: cartucho 32 MB (SNES) ou mídia digital (WiiU e 3DS)
SNES WiiU 3DS
Fabricante: Capcom
Ano de lançamento: 1993 (arcade),1994 (SNES)
Mídia: cartucho 32 MB (SNES) ou mídia digital (WiiU e 3DS)
Super Street
Fighter II foi a quarta atualização do clássico da Capcom. Na verdade, está mais
para um remake, pois desta vez houve muitas mudanças na estrutura do jogo,
desde os cenários dos lutadores, trilha sonora, os finais e até mesmo as vozes
dos lutadores, que agora são diferentes para cada um, com as pronúncias dos golpes mais claras e compreensíveis (acabando com a brincadeira daqueles que trocavam o Sonic Boom por "Alex full" e o Tiger Uppercut por "Tiger Robocop"). Apenas o padrão dos gráficos foi mantido. E como diz o próprio
subtítulo, trouxe novos lutadores para o elenco: Cammy, T. Hawk, Fei Long
e Dee Jay.
A versão para
Super NES continuou com o ótimo trabalho de conversão, trazendo todos os novos
elementos da versão Arcade, com destaque para a qualidade das músicas, que ficaram
quase idênticas. O game trouxe também uma grande variedade de modos de jogo,
como o Group Battle e o novo Tournament, modo de torneio para 8 jogadores.
Os gráficos seguem com o mesmo padrão dos jogos anteriores, mas desta vez a Capcom caprichou na trilha sonora, que ficou quase idêntica ao do Arcade, e conta com a presença da memorável tela de abertura. Desta vez, diferente do caso do game anterior, a versão para o Super NES não deu chance para a versão do rival Mega Drive, sendo superior em quase todos os aspectos.
Os gráficos seguem com o mesmo padrão dos jogos anteriores, mas desta vez a Capcom caprichou na trilha sonora, que ficou quase idêntica ao do Arcade, e conta com a presença da memorável tela de abertura. Desta vez, diferente do caso do game anterior, a versão para o Super NES não deu chance para a versão do rival Mega Drive, sendo superior em quase todos os aspectos.
Com lutadores novos, grande
variedade de modos e trilha sonora impecável, Super Street fighter II foi a melhor adaptação de um game da série
Street Fighter para o Super NES. Imperdível!
PRÓS:
- Trilha Sonora quase idêntica ao do Arcade;
- Vários modos de jogo, incluindo o Group Battle;
- Os novos lutadores;
- A tela de abertura;
- A boa jogabilidade;
- Vozes diferentes para cada lutador;
CONTRAS:
- Não é possível escolher o modo Super Turbo;
Personagens repetidos no modo
Group Battle:
Aperte repetidamente os botões L e R no controle 2 até escutar a risada do Vega;
4) STREET FIGHTER ALPHA 2 (1996):
SNES WiiU 3DS
Fabricante: Capcom
Ano de lançamento: 1996 (arcade e SNES)
Mídia: cartucho 32 MB com chip SDD-1 (SNES) ou mídia digital (WiiU e 3DS)
Depois de 5
atualizações de Street Fighter II (terminou com a versão Super Turbo, de 1994),
a Capcom resolveu investir em novos games para a série, começando por Street
Fighter Alpha (de 1995), um prequel de Street Fighter II. O sucesso do novo
game gerou a sua continuação: Street Fighter Alpha 2 (Street Fighter Zero 2 no Japão).
Street Fighter
Alpha 2 chegou para o Super NES em 1996, 2 anos depois de muita espera por um
novo game de Street Fighter para o 16 bits da Nintendo. Desta vez não se trata de um upgrade (atualização) de Street Fighter II, e sim de um jogo totalmente novo. A conversão do game foi
competente, mas ainda longe de ser uma conversão perfeita.
O destaque desta
versão fica para os gráficos, que teve o auxílio do chip SDD-1 (o mesmo usado
no RPG Star Ocean, da Square), e o visual dos personagens ficaram bem no estilo
anime, com fortes influências dos animes Street Fighter II Animated Movie e o
popular Street Fighter II V. As fases também foram muito bem representadas
nesta versão para Super NES. Outro destaque fica para a tela de abertura, idêntica ao das versões do Arcade e do Sega Saturn, sendo muito melhor que a abertura da versão do Playstation (que era apenas um vídeo de baixa qualidade).
Já a trilha
sonora e a qualidade das vozes ficaram bem inferiores em comparação com as
versões do Arcade e do Playstation (a versão para Sega Saturn também teve
problemas com a qualidade das vozes...), e foram os pontos onde o jogo deixou a
desejar.
O elenco foi
reformulado, com alguns lutadores remanescentes de Street Fighter II, alguns
que voltaram do primeiro Street Fighter (como o Adon e o Birdie), outros que
vieram da série Final Fight (como o Guy e o Rolento), e alguns novatos, como o
Charlie, o Dan e a colegial Sakura. Além desses, outra presença notável neste
jogo é a do poderoso Akuma, o preferido dos apelões.
O esquema de
jogo é repleto de técnicas novas, pois além dos golpes especiais, os lutadores
podem usar os devastadores Super Combos (com até 3 níveis de poder), o novo
Custom Combo (que permite criar Super Combos próprios) e os Alpha Counters (técnica de
contra-ataque). A versão para Super NES também tem as telas de explosões dos
Super Combos, incluindo a tela especial do poderoso Shun Goku Satsu (Raging demon) do Akuma
(conhecido por muitos como “O especial do apaga luz”).
Outra novidade é
o fato de cada personagem ter seu próprio sub-chefe e chefe final no modo
Arcade. Por exemplo: jogando com o Ryu, ele enfrenta a Sakura como sub-chefe e
o Akuma como chefe, e jogando com a Chun-li, o sub-chefe é o Gen e o chefe
final é o vilão M.Bison.
O que muitos
podem estranhar é com os carregamentos entre as lutas (num jogo gravado em
cartucho...), e a velocidade, que não é muito estável dependendo da fase onde as
lutas estão rolando.
Mesmo não sendo uma conversão perfeita, no geral, o Super NES usou todo o seu potencial e conseguiu fazer um bom trabalho com Street
Fighter Alpha 2, um game que era considerado impossível de ser convertido para o console. Talvez se não fosse pela fraca trilha sonora e pelos
carregamentos, este game estaria à altura do Super Street Fighter II no Super
NES. Ainda assim, é um dos melhores games de luta do console.
PRÓS:
- A qualidade dos gráficos, com visual dos personagens no estilo anime;
- A boa jogabilidade;
- Muitos personagens novos;
- Sistema de jogo inovador, com direito aos devastadores Super Combos e Custom Combos (e suas famosas telas de explosão!);
- A tela de abertura idêntica ao do Arcade e do Sega Saturn;
- Cada personagem tem seu próprio chefe e sub-chefe;
CONTRAS:
- Qualidade das músicas e das vozes muito inferiores em comparação com as versões do Arcade e do Playstation;
- A velocidade do jogo não é muito estável, principalmente em fases com muitos detalhes;
- Os carregamentos entre as lutas;
- Ausência dos personagens secretos, como o Evil Ryu e as versões Champion Edition de Zangief e Dhalsim;
- Jogar com a Chun-li com o traje de Street Fighter II: na tela de seleção de lutadores, coloque o cursor sobre a Chun-li e escolha a lutadora (aperte qualquer botão de soco ou chute) com o botão START pressionado;
- Selecionar a fase de Street Fighter II Animated Movie: no modo Versus, quando for escolher a fase para a luta, coloque o cursor sobre Sagat e escolha a fase (aperte qualquer botão de soco ou chute) com o botão START pressionado;
- Lutar contra o sub-chefe: no modo Arcade, finalize 5 vezes o computador com Super Combo ou Custom Combo, sem perder nenhum round;
- Lutar contra Shin Akuma: no modo Arcade, escolha seu lutador com botão de soco (controle 1) ou chute (controle 2), finalize 3 vezes com PERFECT e chegue até a última luta sem perder nenhum round. Quando aparecer a mensagem “Here Comes a New Challenger”, o Shin Akuma (uma versão "turbinada" do lutador Akuma) aparecerá para te desafiar e ... Boa Sorte! Você vai precisar!
- Jogar com Shin Akuma (Action Replay): ligue o Super Nintendo com o Action Replay (um acessório do tipo Game Shark), e digite o código 7E1C2714 (para o Player 1) ou 7E1C4F14 (Player 2). OBS: Esta dica não funciona nas versões digitais para o WiiU e New Nintendo 3DS.
Se você tem o Wii U, os 4 jogos já
estão disponíveis na e-shop na Nintendo. Se você tiver conta na e-shop americana, corra para fazer o download (se for
possível, baixe os 4!), e depois é só reunir os amigos e passar horas e horas
na frente da telinha tirando aquelas partidas VS. E depois baixe as versões para o New Nintendo 3DS para poder se divertir enquanto estiver viajando.
*- OBS: as notas das avaliações dos jogos da seção retrô
levam em consideração as limitações técnicas do console;
Meu amigo, FINALMENTE consegui entender a diferença entre as versões. Muitissimo obrigado!
ResponderExcluirTem um detalhe a ser considerado na conversão para SNES do Super Street Fighter II. Um efeito metálico adicionado a todo o som do jogo deixa uma sensação muito esquisita. O SF II Turbo também tinha o recurso sonoro, que não pode ser desativado, mas que nessa versão era mais ameno. O primeiro SF II do console não possui esse efeito incômodo. De resto, a análise é perfeita e completa. Parabéns.
ResponderExcluirOk. Esse é um pequeno detalhe que poucas pessoas conseguiram notar. Valeu pela observação!
ExcluirNão existe versão do Champion Edition pro SNES?
ResponderExcluirJá vi uma ROM, quer dizer que era pirata?
A ROM que você se refere era pirata. Era uma versão hackeada de SF II: World Warrior que permitia jogar com os chefes, e já estava nas locadoras brasileiras um pouco antes de sair a versão Turbo (a oficial). Mas se você já tiver o SF II Turbo, esta ROM pirata é desnecessária, pois a Champion Edition já está inclusa em um modo de jogo da versão Turbo.
ExcluirO Vega no Super Street Fighter não sobe na Grade!?
ResponderExcluirIsso mesmo, em Super Street Fighter II (1993,1994) o Vega não tem a animação na qual ele sobe na grade, assim como na versão arcade deste jogo. Ou seja, depois do clássico Street Fighter II Turbo (1992,1993), ele voltaria a subir nas grades somente em Street Fighter Alpha 3 (1998).
ExcluirMuito bom!
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